Meio&Mensagem

No pódio das redes

Rayssa Leal, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina foram os atletas mais citados na primeira semana de Tóquio 2020. Havaianas, Apple e Magalu são destaques entre as marcas

Fernando Murad

Rayssa Leal foi a atleta mais citada no Twitter na primeira semana dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 (crédito: Mike Egerton-PA/Getty Images)

Fã de esportes e das redes sociais, o Brasil ficou com a medalha de prata na modalidade Tweets sobre os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, atrás apenas dos anfitriões japoneses. De acordo com levantamento feito pelo Twitter, foram contabilizados mais de 12 milhões de Tweets sobre a competição no País de 19 a 26 de julho.

A estreia do surfe nos Jogos Olímpicos e a conquista da medalha de ouro por Ítalo Ferreira, a primeira do Brasil na atual edição do evento, movimentaram o Twitter no Brasil. Do início da participação brasileira, no sábado, 24 de julho, até terça-feira, 27, houve crescimento de quase oito vezes no volume de Tweets diários sobre o esporte.

Já as medalhas de prata conquistadas no skate por Rayssa Leal e Kelvin Hoefler ampliaram as conversas em torno da modalidade. Do primeiro dia de disputa do skate (24 de julho) até o dia da conquista de Rayssa (26), a plataforma registrou aumento de mais de 33 vezes no número de Tweets diários sobre o tema, totalizando mais de cinco milhões só na segunda-feira, 26. O emoji de fadinha, apelido de Rayssa, teve crescimento de 23 vezes após os dias de competição na pista.

Não à toa, após conquistar também o coração da torcida e da mídia brasileira, Rayssa se tornou a atleta mais citada em conversas em torno do evento. Gabriel Medina e Ítalo Ferreira, do surfe, foram o  segundo e o terceiro, respectivamente. Os dados compreendem as conversas no Twitter no Brasil de 23 a 27 de julho. A lista inclui, ainda, pela ordem, a ginasta Rebeca Andrade (prata no individual geral e ouro no salto), a skatista Leticia Bufoni, o jogador de vôlei Douglas Souza, a ginasta norte-americana Simone Biles (que abriu mão de participar das finais do torneio para cuidar de sua saúde mental), o nadador Fernando Scheffer (medalha de bronze nos 200 metros livres), o jogador de vôlei Ricardo Lucarelli e a jogadora de vôlei de praia Duda Lisboa.

Mas não são apenas os atletas que estão nas conversas com a torcida. As marcas têm aproveitado o momento olímpico para dialogar com o público, seja comentando resultados, torcendo pelos atletas brasileiros ou criando seus próprios memes. O levantamento do Twitter também elaborou um ranking (veja acima) com as marcas mais comentadas na plataforma nos primeiros dias dos Jogos Olímpicos. Os dados levam em conta as publicações de 19 a 26 de julho.

Compartilhe

Publicidade
Publicidade

Patrocínio