Meio&Mensagem

Conversas além das disputas

Saúde mental, diversidade e força feminina foram temas que dominaram as conversas em torno dos Jogos Olímpicos no Twitter

Fernando Murad

Após desistir de finais para cuidar da saúde mental, Simone Biles conquista bronze na trave (crédito: Laurence Griffiths/Getty Images)

A saúde mental, a força feminina e a maior presença de mulheres competindo foram temas bastante comentados no Twitter. Simone Biles foi a atleta mais mencionada no Twitter em todo o mundo em conversas sobre os jogos do dia 26 de julho até 3 de agosto. Ela recebeu um grande apoio de fãs e celebridades após anunciar que não participaria de algumas finais da competição para cuidar da saúde mental. No Brasil, a ginasta foi a quinta atleta mais comentada. De 1º a 25 de julho, período que antecedeu seu anúncio, a atleta era apenas a sétima colocada no ranking de menções no mundo.

Dos dez atletas mais comentados no Twitter Brasil (veja quadro), de 23 de julho a 4 de agosto, cinco são mulheres sendo que as brasileiras Rayssa Leal e Rebeca Andrade lideram o ranking. As principais menções a Rebeca Andrade referem-se ao seu feito histórico em ser a primeira mulher brasileira a ganhar duas medalhas em uma única edição dos Jogos e tem como pano de fundo as dificuldades que enfrentou até a conquista.

“Os jogos foram o grande assunto das conversas ocorridas no Twitter, no Brasil e no mundo, nas últimas semanas, com discussões sobre vários temas que ultrapassaram o limite das disputas. É representativo pensar que a conversa em torno dos jogos não foi apenas sobre a competição em si. O ‘humano’ dentro do atleta que compete nunca foi tão importante”, afirma Samantha Almeida, diretora do Twitter Next no Brasil.

Compartilhe

Publicidade
Publicidade

Patrocínio