coca cola 3
Frame de comercial da Coca-Cola: presente nos Jogos desde 1928, marca é a mais lembrada (crédito: reprodução)

Presente no Movimento Olímpico desde os Jogos de Amsterdã, em 1928, a Coca-Cola é a marca patrocinadora mais lembrada pelo público, de acordo com a pesquisa mobile feita com exclusividade pela MeSeems para o Meio & Mensagem. O refrigerante teve 20,79% das menções, à frente de Bradesco, que fez sua estreia olímpica, e Nike. Na lista das dez marcas mais citadas (quadro abaixo), três não têm relação oficial com o Comitê Olímpico Internacional (COI) — Adidas, Caixa e Olympikus. Além disso, o termo “nenhuma” teve 9,01% de citações. Tradicionais parceiros do COI, Visa e McDonald’s apareceram apenas na 12ª e 18ª posições, respectivamente.

Já no caso do universo dos Jogos Paralímpicos, o índice de lembrança foi bem menor. O termo “nenhuma” teve o maior volume de menções (15,75%), enquanto “não lembro” (5,16%) e “não sei” (3,61%) apareceram em quinto e sétimo lugares, respectivamente. Coca-Cola, Bradesco e Nike foram as três primeiras marcas novamente, mas apenas o refrigerante e o banco são patrocinadores oficiais da Paralimpíada — a fabricante de material esportivo é fornecedora oficial apenas da Olimpíada. Caixa, Banco do Brasil, Adidas (que não são patrocinadores oficiais) e Correios (patrocinador oficial) completam a lista dos dez primeiros. Kinoplex e Ottobock, parceiros apenas da Paralimpíada, não foram citados pelos respondentes. O levantamento entrevistou mil pessoas entre 18 e 60 anos, de ambos os sexos, entre 3 e 9 de agosto.

tab03