Por Teresa Levin

Um time de influenciadores digitais foi escalado por diversas marcas para potencializar suas ações durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. Coca-Cola, Gillette e até a liga americana de basquete NBA estão associando suas iniciativas a YouTubers consagrados no mercado nacional e internacional. Na Parada Coca-Cola, seu espaço voltado aos jovens no Porto do Rio de Janeiro, a Coca-Cola tem promovido shows noturnos com artistas da música, como Luan Santana e Marcelo D2, ao lado de YouTubers. Desta forma, a marca tem amplificado as apresentações que são feitas para um grupo de mil pessoas, que se inscreveram previamente para participar.

Mas a Coca-Cola também aproveitou o sucesso nas plataformas digitais e escalou influenciadores de diferentes partes do mundo pela primeira vez em uma campanha global. Criada pela Mutato, a ação publicitária envolve uma série de vídeos e recebeu o nome de “Record Breakers”. Nela, influenciadores de diferentes partes do mundo se reúnem no Rio de Janeiro para quebrar recordes incomuns. Um dos vídeos traz o YouTuber brasileiro Lucas Rangel ao lado de Allie Marie Evans (atriz e creator norte-americana), Hazel Clark (ex-atleta olímpica norte-americana) e do YouTuber inglês Jake Boys em uma disputa pela construção de um canudo. Confira abaixo:

Aproveitando a repercussão que os influenciadores digitais tem tido em diversas plataformas, a Coca-Cola também alçou um protagonista de suas campanhas, o urso polar, ao posto de influenciador digital. Atualmente ele já acumula mais de 270 mil seguidores no Instagram e Twitter. “Os adolescentes não lembravam necessariamente do urso. Criamos a história de que não é o mesmo urso que a nossa geração conheceu, mas o filho daquele urso, que é um adolescente e quis estar no Brasil para aproveitar as Olimpíadas”, explica Adriana Knackfuss, diretora de comunicação integrada de marketing da Coca-Cola.

twitter urso
Urso da Coca-Cola virou um influenciador (Crédito: Reprodução)

Enquanto isso, a Gillete apostou em um time de influenciadores da Digital Stars para promover a marca na Rio 2016 e no YouTube. Felipe Neto, Lukas Marques e Daniel Mologni, do canal Você Sabia, e Polado, do Mr. Polado Ful, protagonizam ações para promover a marca no evento e no YouTube. “Este será o grande evento dos influenciadores neste ano. Os principais patrocinadores e marcas de esporte estão investindo no poder de engajamento deles para suas coberturas e campanhas”, afirma Luiz Felipe Barros, CEO da Digital Stars, agência que tem 19 dos influenciadores mais populares do mercado nacional em seu time.

As ações promovidas pela Gillete com os influenciadores premiaram os fãs com ingressos para os Jogos. Uma delas aproveitou a campanha “O Melhor Ano da Sua Vida”, criada pela Grey e estrelada por Neymar Jr. e Luciano Huck. Para ela foram escalados os YouTubers Lukas e Daniel, que puderam dar a seus fãs a experiência de assistirem competições no Rio.  Já Polado está nas vinhetas do canal da Gillette falando sobre esportes em uma ação que vai até domingo, 21; paralelamente, ele também participa ao vivo em boletins da programação no YouTube.

christian nba house
Christian Figueiredo na NBA House (Crédito: Divulgação)

Influenciadores da Digital Stars também podem ser vistos na casa da NBA, instalada no Boulevard Olímpico, no Rio de Janeiro. Christian Figueiredo, Pyong Lee e Rato Borrachudo participam de atividades no espaço promovendo a interação da marca com quatro milhões de seguidores em seus canais no YouTube. Na NBA House, eles fazem apresentações e interações com o público, seguindo as atividades propostas no espaço.

Adriana Knackfuss AllierMarie Evans Christian Figueiredo Coca-Cola Digital Stars Gillete Lucas Rangel Luciano Huck Luiz Felipe Barros Mutato NBA House Neymar Jr. Polado Rio 2016