A Nike apresentou mais um filme que integra a campanha “Unlimited Campaign”, que inclui o filme “Futuro sem Limites”, o filme “Você sem limites” e a recente série de curtas com atletas da marca. O filme “Coragem sem Limites” apresenta o atleta norte-americano Chris Moiser, que é o primeiro atleta transgênero a ingressar a equipe masculina dos Estados Unidos.

Aos 4 anos de idade, Mosier percebeu que sua identidade de gênero (masculino) e sexo biológico (feminino) não estavam alinhados. Competindo no atletismo feminino, ele não sentia como se estivesse competindo verdadeiramente.

“Tudo o que eu tenho feito nos últimos cinco, seis anos desde que eu comecei a fazer a transição, foi com uma mentalidade “Just Do It”, explica ele. “Eu não sabia se eu seria competitivo contra os homens; eu simplesmente o fiz. Todo o sucesso que eu tive desde então me mostrou que tudo é realmente possível. Por não me bloquear, não me limitar e realmente ir em frente, eu aprendi muito sobre mim mesmo e também tive a oportunidade de ampliar a conversa sobre a inclusão transgênero nos esportes.”

Em 2015, Mosier tornou-se o primeiro atleta transgênero a conquistar um lugar em uma equipe nacional dos EUA diferente do seu sexo biológico. O feito de Mosier desafiou a política de concorrência transgênero internacional, que resultou na criação e adoção de novas diretrizes mais inclusivas para a participação de atletas transexuais.

Além disso, Mosier declarou: “Ser o primeiro homem transgênero na equipe dos EUA foi um sonho que se tornou realidade para mim. É simplesmente uma oportunidade incrível para mim, e também uma incrível oportunidade para outras pessoas verem-se refletidas em alguém que tem sucesso no esporte como um homem transgênero. Eu sinto que a porta foi aberta, que outros atletas, jovens atletas, no mundo, podem se apaixonar pelo esporte, e eles podem ser seus seus verdadeiros e autênticos.”

justdoit Nike Olimpíada rio2016 transgenero