Por Teresa Levin

O evento está cercado de suspense e promete arrebatar uma audiência de mais de três bilhões de pessoas ao redor do globo. Marcada para começar às 20h no Maracanã, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 registra o início das competições que, durante dezesseis dias, tomarão conta da capital carioca e levarão imagens da Cidade Maravilhosa para todo o mundo. Realizada pela Cerimônias Cariocas, parceria entre a brasileira SRCom e a italiana Filmmaster Group, tem Abel Gomes como diretor geral artístico e um time de peso à frente da criação: Daniella Thomas, Andrucha Waddington (Conspiração) e Fernando Meirelles (O2). A coreógrafa Deborah Colker assina as coreografias do time de cinco mil voluntários que participarão do espetáculo.

Os números do eventos são superlativos: 300 produtores artísticos, 200 dançarinos profissionais e 504 ritmistas estarão na cerimônia. Como não poderia deixar de ser, as escolas de samba também estarão presentes, já que doze participarão da festa. Para preparar todos esses artistas, uma equipe de 180 maquiadores e cabeleireiros estará a postos, além de 180 pessoas no staff de figurino. Ao todo foram utilizados 50 mil metros de tecido para confeccionar os 5,5 mil figurinos que serão usados pelos voluntários. Representando seus países, 12 mil atletas e membros de delegações estarão no evento. Cinquenta mil pessoas assistirão ao espetáculo no Maracanã.

McDonald’s escalou crianças de todo o mundo para o evento (Crédito: Divulgação)

Para completar o espetáculo, serão utilizados 20 km cabos de fibra óptica, 106 projetores Panasonic, 42 mil peças de material pirotécnico, 500 kg de confete cenográfico e 50 composições para trilha sonora. Alguns nomes que participarão da Cerimônia de Abertura já foram divulgados como Paulinho da Viola, que cantará o Hino Nacional, Anitta, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luiz Melodia e Gisele Bündchen. O grupo de voluntários que estrelará o espetáculo ensaiou exaustivamente nos últimos três meses. O mistério é tal que nem os próprios participantes sabem todos os detalhes da festa que será transmitida esta noite na TV e via web.

Um grupo especial participará da Abertura da Rio 2016. Através de uma ação do McDonald’s, patrocinador mundial dos Jogos Olímpicos, cem crianças de diversas partes do mundo participarão do espetáculo. Coreografados pela bailarina Deborah Colker, prometem emocionar os espectadores. Entre as crianças de diferentes nacionalidades estão trinta brasileiras, vindas do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

 

Abel Gomes abertura Andrucha Waddington Daniella Thomas Fernando Meirelles Filmmastergrou McDonalds Panasonic Rio 2016 SRCOM